Início » Cirurgia Robótica: especialização e equipe profissional

Cirurgia Robótica: especialização e equipe profissional

21/09/22 | Sem categoria

Os instrumentos robóticos têm apresentado muitos benefícios nos procedimentos cirúrgicos, excepcionalmente por proporcionarem mais segurança, rapidez e uma entrada menos invasiva para o paciente. 

Diferente do que muitos podem pensar ao ouvirem o termo “cirurgia robótica”, este tipo de procedimento exige um profissional habilitado para sua realização. Dessa forma o robô não deve e não pode trabalhar sozinho, necessitando do comando de um cirurgião e uma equipe apta a isso. 

A realidade é que os instrumentos cirúrgicos podem ser visualizados e entendidos como uma “extensão da mão do cirurgião”, ao invés de ter o profissional em direto contato, o robô tem, contribuindo para a segurança e eficiência da operação, já que evita possível tremor da mão e consegue acesso a áreas para movimentos mais sensíveis e delicados.

 

Habilitação e especialização em Cirurgia Robótica

Primeiramente, o médico deve ter, obrigatoriamente, o Registro de Qualificação de Especialista no Conselho Regional de Medicina na área cirúrgica que esteja relacionada com o procedimento. E também um treinamento específico em cirurgia robótica durante sua residência médica ou capacitação específica para realização desse tipo de processo. 

O treinamento deve contar com três pilares básicos de conhecimento e aplicação: 

  • Sistema robótico: é imprescindível que o doutor receba o treinamento conhecendo teorias específicas de cada fabricante dos robôs, é necessário que conheça todos os seus aspectos. 
  • Simulação clínica: antes de ir diretamente a clínica o cirurgião passa pela fase de simulação, tendo contato com o desenvolvimento de suas habilidades psicomotoras em realidade virtual.
  • Clínica: é o início da prática. Nesta etapa o cirurgião passa a frequentar salas de cirurgia e acompanhar procedimentos, podendo observar e auxiliar o procedimento robótico. 

Ou seja, basicamente o doutor precisará passar pela teoria, treinamento, acompanhamento e realização das primeiras cirurgias com proctor como instrutor. 

 

Equipe especializada

Além da habilitação do cirurgião, é extremamente importante que toda a equipe esteja habilitada e com vasto conhecimento deste tipo de procedimento. Afinal, todos os profissionais que estão na sala de cirurgia estão disponíveis para prestar auxílio e executarem seus trabalhos com maestria, e quanto mais conhecimento sobre os processos são adquiridos, automaticamente maior serão os índices de sucesso dos procedimentos. 

Lembrando que na atuação de cirurgia robótica na Clínica Dr. Giorgio Baretta, toda a equipe possui certificação em cirurgia robótica. 

O Dr. Giorgio Baretta atua como cirurgião, possuindo habilitação e treinamento para a realização de cirurgias bariátricas robóticas pelo Nicholson Center da Florida Medical Association, nos Estados Unidos, e também pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). E pelo CBC possui habilitação como proctor em Cirurgia Robótica, ou seja, pode ensinar os cirurgiões iniciantes que dependem de um cirurgião mais experiente nos seus primeiros casos de cirurgia robótica. 

Dr. Rafael Schmidt é o doutor assistente e também possui certificação pelo Hospital Care – Hospital Pilar.

E os enfermeiros instrumentadores Thomas Ferreira e Danieli Prado, possuindo certificação pela Faculdade Inspirar.

 

Clínica Dr. Giorgio Baretta

A Clínica Dr. Giorgio Baretta atua na transformação da qualidade de vida em tratamentos de obesidade, possui especialização em Cirurgia Robótica, Bariátrica, Metabólica, Revisional, Balão Intragástrico, Plasma de Argônio e Sutura Revisional. 

Sempre buscando a melhor alternativa para sua saúde!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

(41) 3029-6655 | (41) 3029-6653 | (41) 99167-6677 WhatsApp

Alameda Princesa Izabel, 2559 – Bigorrilho | Curitiba/PR

Deixe seu depoimento
em nossas redes sociais

Mensagem recebida, em breve entraremos em contato

14 + 13 =