CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO CIRURGIA DA OBESIDADE VÍDEO CIRURGIA
Português Inglês contato home
Tratamentos para obesidade Introdução

De um modo geral, a perda de peso pode ser obtida por dois caminhos: pela redução da capacidade de armazenamento do estômago e de sua velocidade de esvaziamento (cirurgias restritivas), ou pela exclusão de grandes segmentos de intestino delgado evitando que os nutrientes sejam absorvidos (cirurgias disabsortivas).


Atualmente existem dezenas de técnicas diferentes para tratar o problema do grande obeso. Infelizmente, não existe a cirurgia absolutamente perfeita que se encaixe em todos os casos, sendo que cada técnica possui vantagens e desvantagens que devem ser analisadas em cada paciente de acordo com suas expectativas e prioridades, observando-se suas características pessoais como idade, sexo, raça, grau de obesidade, hábitos alimentares, nível sócio cultural e perfil psicológico comportamental. Durante a avaliação médica o cirurgião e o paciente decidirão juntos qual a melhor alternativa.


As técnicas restritivas mais utilizadas atualmente são a banda gástrica laparoscópica e a gastrectomia vertical em manga laparoscópica (Sleeve Gastrectomy). As técnicas mistas são a cirurgia de Fobi-Capella ou bypass gástrico laparoscópico, a derivação biliopancreática com gastrectomia distal (operação de Scopinaro) e a derivação biliopancreática com gastrectomia vertical e preservação pilórica com desvio duodenal (operação de Duodenal-Switch de Hess e Marceau). O balão intragástrico (BIB) é uma técnica restritiva, temporária e realizada por endoscopia.

Voltar

Parceiros